núcleo infinitesimal - significado y definición. Qué es núcleo infinitesimal
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es núcleo infinitesimal - definición

Núcleo da Terra; Endosfera; Núcleo (geologia)

endosfera         
sf (endo+esfera) Geol Porção do globo terrestre que fica abaixo da crosta.
Núcleo terrestre         
O núcleo é a camada mais profunda do planeta Terra situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres. É dividido em duas partes: núcleo externo e núcleo interno.
uninucleado         
  • O núcleo da célula eucariota. Neste diagrama é visível a dupla membrana do envelope nuclear, impregnada de [[ribossoma]]s, o ADN e o [[nucléolo]]. Dentro do núcleo existe um líquido viscoso denominado [[nucleoplasma]], similar ao do citoplasma que se encontra fora do núcleo.
  • Desenho de um núcleo celular, por [[Walther Flemming]], feito em 1882.
  • Micrografia electrónica de um núcleo celular, mostrando um nucléolo com uma coloração escura
  • tritão]], durante a [[metáfase]], na qual foi aplicado um corante fluorescente. O [[aparelho mitótico]] pode ser visto, corado a verde, agregado aos dois conjuntos de cromossomas que estão corados a azul. Todos os cromossomas menos um estão na placa metafásica.
  • O núcleo de um [[fibroblasto]] de um rato, no qual o [[ADN]] está colocado do azul. Os distintos territórios cromossómicos, do cromossoma 2 (a vermelho) e do cromossoma 9 (a verde) são visíveis através de coloração [[hibridização fluorescente in situ]].
  • Poros nucleares]]. (4) [[Nucléolo]]. (5) [[Cromatina]]. (6) [[Núcleo]]. (7) [[Retículo endoplasmático]]. (8) [[Nucleoplasma]].
  • transportadas activamente]] através da membrana nuclear, num processo denominado ciclo Ran-GTP de transporte nuclear.
  • Trascrição genética a decorrer
ESTRUTURA PRESENTE NAS CÉLULAS EUCARIONTES, QUE CONTÉM O ADN DA CÉLULA
Binucleada; O núcleo celular; Núcleo da célula; Uninucleado; Micronucleado
adj (uni+nucleado)
1 Que tem um só núcleo.
2 Biol e Eletrôn Diz-se da célula ou átomo que tem um só núcleo; mononuclear, uninuclear.

Wikipedia

Núcleo terrestre

O núcleo é a camada mais profunda do planeta Terra situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres. É dividido em duas partes: núcleo externo e núcleo interno.

O núcleo externo é provavelmente composto de ferro metálico e outros elementos (enxofre, silício, oxigénio, potássio e hidrogénio) e o núcleo interno é composto de ferro e níquel, e é sólido porque, apesar das imensas temperaturas, está sujeito a pressões tão elevadas (cerca de 4,5 milhões de atmosferas) que os átomos ficam compactados; as forças de repulsão entre os átomos são vencidas pela pressão externa, e a substância acaba se tornando sólida. A temperatura entre o núcleo e o manto é estimada em cerca de 3700°C, podendo atingir de 4000 a 6000 °C no núcleo interno.

Em seus primeiros momentos de existência, há cerca de 4,5 bilhões de anos, a Terra era formada por materiais líquidos ou pastosos, e devido à acção da gravidade os objectos muito densos foram sendo atraídos para o interior do planeta (o processo é conhecido como diferenciação planetária), enquanto que materiais menos densos foram trazidos para a superfície. Como resultado, o núcleo é composto em grande parte por elementos mais pesados como o ferro (80%), e de alguma quantidade de níquel e cobre. Outros elementos, como o chumbo e o urânio, são muito raros para serem considerados, ou tendem a se ligar a elementos mais leves, permanecendo então na crosta. A espessura do núcleo é aproximadamente 3400 km de raio.